Hachuras


Hachura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um tracejado é um conjunto de traços a preencher uma área. Não deve ser confundido com traço interrompido, que é uma linha constituída por uma sequência de traços curtos e espaços, usada, entre outros fins, para representar partes não visíveis num desenho.
O tracejado é especialmente importante em artes essencialmente lineares, como o desenho. É uma técnica artística utilizada para criar efeitos de tons ou sombras a partir do desenho de linhas paralelas próximas. Na arte ocidental, os tracejados surgiram na Idade Média. Pioneiros desta técnica foram, entre outros, Martin Schongauer, Erhard Reuwich e Michel Wolgemut. Artistas utilizam esta técnica variando o comprimento, os ângulos, a distância e outras qualidades das linhas.
Desenho de uma peça mecânica, mostrando em baixo a aplicação do tracejado preenchendo a secção.
O tracejado é também usado em desenho técnico (arquitectónico, industrial, etc.) para preencher as secções num desenho em corte.
No código de estrada, o tracejado indica uma área da faixa de rodagem onde é proibido parar.

[editar]Técnica

O conceito principal é que a quantidade, a espessura e o espaçamento entre as linhas irão afetar a claridade da imagem como um todo e enfatizar as formas, criando a ilusão de volume. As linhas do tracejado devem sempre seguir o formato do objeto desenhado. Aumentando-as em quantidade, espessura ou proximidade, uma área mais escura irá surgir.
As linhas também podem ser utilizadas para representar cores, tipicamento usando-se o mesmo padrão para representar tons particulares. Por exemplo, overmelho pode ser feito com linhas leves e mais distantes, enquanto o verde poderia ser feito por duas camadas de linhas densas e perpendiculares, resultando numa imagem realística.

Referências