sexta-feira, 29 de abril de 2011

O desenho manual VS CAD


Hoje em dia, praticamente ninguém dispensa a utilização de sistemas CAD como auxílio ao desenho. As razões são de vária ordem: facilidade de correcção e alterações do desenho, como revisões etc. que podem ser conseguidas com alguns comandos sem danificar o desenho original. Até a definição de cópia/original deixou de ser tão importante; dando lugar à palavra, Backup (cópia de segurança).
A introdução dos sistemas CAD deram origem a uma revolução tão grande, que apesar de já ter tido início há alguns anos, ainda existem pessoas fora da área que julgam que a compra de um sistema de CAD sofisticado irá miraculosamente resolver todos os problemas de projecto e de produtividade que possam ter na área do desenvolvimento. Nada podia estar tão longe da verdade! Nos dias que correm, a formação dos desenhadores é de grande importância para o desenvolvimento das empresas. Acima de tudo um desenhador deverá conhecer bem as normas de desenho e assimilar essas ferramentas de trabalho. Nesta primeira fase de aprendizagem, introduzir um sistema CAD não trará grandes vantagens, o aprendiz deverá usar as ferramentas tradicionais, como a lapiseira, a régua e o transferidor. É importante que ele tenha tempo de assimilar todos os conceitos técnicos; nada melhor que realizar um desenho manualmente e no final contemplar o trabalho por ele criado e tirar daí prazer.
Os sistemas CAD nada são, senão que uma ferramenta moderna, mas que como ferramenta que são, nada conseguem sem um operador hábil e conhecedor da sua especialidade base, o desenho técnico.
Desenganem-se aqueles que comprando sistemas CAD paraméricos e associativos, terão um aumento de produtividade/qualidade na área de projecto, apenas com a contratação de pessoas capazes de operar o sistema CAD. Antes de mais o operador de CAD deverá ser um desenhador qualificado.
Nos dias de hoje o desenhador projectista tem de enfrentar novos desafios pois para além de ser especializado nas áreas tradicionais, Desenho, órgãos de Máquinas, Mecânicas dos Materiais, Electricidade, automação, etc. ..deverá ainda dominar um ou mais sistemas CAD, e eventualmente aprender alguns dos sub-sistemas do CAD como o CAM. Com todas estas valências o desenhador é uma peça fulcral na organização da empresa, pois dele depende muitas vezes o ciclo de um produto que vai desde a concepção até ao produto final.
O tema seguinte será: “Os pontos a ter em conta aquando a escolha de um sistema CAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário